Alimentação na pandemia: o que mudou?

Por Carine Oliveira

Por Carine Oliveira 30/04/2021 - 17:36 hs

Para algumas pessoas o isolamento social foi sinônimo de maior disponibilidade de tempo para cuidar da alimentação, possibilidade de realizar as refeições em casa e compartilhando-as com a família. Para outras pessoas a alimentação se tornou um meio de compensação, um conforto e a principal forma de socialização. 

Qual o impacto dessa mudança no comportamento alimentar? 

Não é incomum os relatos de pessoas que aumentaram de peso durante a pandemia, tanto pelo aumento do consumo (comer mais vezes durante o dia, preferência por refeições mais calóricas), quanto pela redução no gasto (limitação para a prática de exercício físico, mudanças na rotina de vida e de trabalho, etc). Esse aumento de peso geralmente vem acompanhando da insatisfação com a imagem corporal, que por sua vez gera ansiedade e a gente entra em um ciclo vicioso. Mas, além da imagem corporal, o ganho excessivo de peso pode trazer impactos negativos sobre a saúde como o desenvolvimento ou dificuldade no controle de doenças como a hipertensão, diabetes e doença renal crônica. 


E então, o que fazer?

Confira abaixo algumas estratégias que podem ser adotadas para melhorar a alimentação e evitar o ganho de peso durante a pandemia:

1 - PLANEJE suas refeições! Experimente criar um cardápio para organizar sua alimentação durante a semana. Para assegurar um melhor equilíbrio de nutrientes sua alimentação deve ter como base vários tipos de grãos, raízes, tubérculos, legumes, verduras, frutas e castanhas.

2 - ORGANIZE o tempo para preparo e realização das refeições. 

3 - LIMITE a compra de alimentos industrializados como batatas fritas, refrigerantes, biscoitos recheados e sorvetes. Eles são ricos em calorias vazias e aumentam sua conta.

4 - Seja CRÍTICO quanto às mensagens e dados sobre alimentação em propagandas. Excesso de informação não é garantia de cuidado! 

5 – Pratique EXERCÍCIO FÍSICO sempre que possível e com orientação de um profissional de educação física. 


Se tiver alguma dúvida ou quiser uma sugestão, me segue no Instagram ou comenta aqui.

Até a próxima!